Motonline Homepage
Página Inicial do Fórum Página Inicial do Fórum > MARCAS > YAMAHA > DT125R
  Tópicos Activos Tópicos Activos
  FAQ FAQ  Procurar o fórum   FAQ Chat (0)   Calendário   Registar Registar  Entrar Entrar

DTR 125 YPVS Afinação

Responder Responder Página  12>
Autor
Mensagem
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Bertolazzi Drop-Down Menu
Maçarro
Maçarro

Data de adesão: 20/Setembro/2003
País: Portugal
Estado: Offline
  Citação de  Bertolazzi Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Tópico: DTR 125 YPVS Afinação
    Enviado: 20/Setembro/2003 às 00:13
Boas a todos. Desde já quero dizer que é o meu primeiro post aqui pelo forum. Tenho uma Yamaha DTR 125 e gostaria de saber em pormenor o funcionamento da válvula de escape da mota... Ouve-se dizer por aí que há quem as meta a abrir mais cedo ou sempre abertas e eu gostaria de saber como e se é possivel fazer essa afinações na válvula... Se alguém entendido no assunto quiser dar umas dicas era fixe... até lá , abraços para todos! Saudações... 
-= BeRtOlAzZi =- #Club_Dtr on irc.Ptnet.org =) - www.clubdtr.do.sapo.pt
Voltar para topo
pedro_dtr Drop-Down Menu
Maçarro
Maçarro

Data de adesão: 16/Setembro/2003
País: Cocos (Keeling) Islands
  Citação de  pedro_dtr Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 20/Setembro/2003 às 01:40

ola bertolazzi bem vindo ao forum!!!!

pah a valvula pode ser afinada dentro de uma certa gama de rotaçoes mas nao permite assim mtas alteraçoes. se nunca  a tiraste aconselho-te a fazer isso pa perceberes melhor cme k akilo funciona.

ta ki um eskema k mostra a valvula

a valvula é o 4 pa kem nao sabe. ha la dois cabos k controlam  a valvula e o da direita (tem la o numero 2) é o cabo k controla a abertura e o outro(numero 1) é o k controla o fexo da mesma. em teoria se esticares mais um bocado o cabo 2 devias por a valvula a abrir mais cedo e com isso perdias em baixas mas em altas a ela poderia estar mais aberta. mas nao te aconselho a fazer isso pork a valvula alem de permitir mais rendimento a baixas e medias rotaçoes da maior vida ao motor pois com ela aberta a janela de escape torna-se demasiado alta.

axo k foi a yamaha a primeira a por valvulas de escape nas suas 2 tempos para evitar os danos k asjanelas mto grandes causavam no pistao e para melhorar a resposta a baixos e medios regimes.

se tens a mota de origem nao vais ganhar nada em mexer na valvula. ha ppl k diz k foi a um mecanico klker e k ele pos-lhe a valvula semp aberta e k akilo por causa disso anda mto. eu axo k e mentira e k essas motas devem ter outros trukes por tras. mas a mota e tua e por isso tambem a decisao de mexer nela. eu ja andei em dtrs com valvula toda aberta e axo k o efeito e mais psicologiao k outra coisa. alem da mota fazer mais barulho so qdo entra em altas e k da o disparo.

porta-te

Voltar para topo
admin Drop-Down Menu
Administrador
Administrador

Data de adesão: 26/Janeiro/2003
  Citação de  admin Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 22/Setembro/2003 às 09:42

O funcionamento da válvula de escape é o mesmo que teres um escape que se altera consoante a rotação.  Quando em baixas, a janela de escape fica parcialmente tapada pela válvlua, para maior rendimento (binário), e em altas a válvula desobstrui por completo a janela por forma a haver um fluxo contínuo e livre dos gases, permitindo que a mistura que entra na câmara de combustão não encontre quase vestígios de gases do anterior ciclo.

Há várias maneiras de dar maior rendimento à DTR sem operações muito invasivas, que poderás ler no fórum antigo, onde já respondi a várias perguntas sobre como aumentar as performances da DTR.

Não fujam, não!!!

Voltar para topo
Maçarro
Maçarro

Citação de  Bertolazzi Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 25/Setembro/2003 às 03:06

Yoix!!

Tks pelas dicas... antes demais, é certo que mexer apenas na válvula da mota não é suficiente para dar maior rendimento á mota e visto que isso aumenta o desgas-te do piston, não interessa muito mexer nela. Admin gostaria de saber em que parte do forum antigo estão as tuas dicas para aumentar as performances da DTR. Pedro_DTR tu costumas parar no IRC ?

Bom a minha mota não esta má, acho que tem boas prestações... pelo menos não me deixa ficar mal... Tenho a ponteira da Rino metida no Balão de origem que já pensei em mandar abrir... não está estrangulada e o gajo la na oficina tirou-me tambem akela proteção que esta por cima da caixa do filtro do ar... acho que isso so foi fazer com que a mota faça mais barulinho.  a nivel de mecanica nao tenho mais nada alterado... e também não sei por onde começar... ( carburador, deslimitar CDI, lamelas, etc... ) é o que se ouve por ai falar...

Estou contente com a mota, curto como está de estética ( se quiserem espreitar www.clubdtr.do.sapo.pt está la na secção de fotos com o meu nick ). Mas como vos digo há sempre mais qualquer coisa em que mexer... =)

Vá pessoal... vão dizendo coisas... [[]]

Voltar para topo
pedro_dtr Drop-Down Menu
Maçarro
Maçarro

Citação de  pedro_dtr Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 25/Setembro/2003 às 04:42

yah bertolazzi eu sou o dtrrrr :D

estou a pensar em alterar a minha rino prk axo k akilo nao combina bem co escapoe firebox. fica akele tubo final mto comprido. vou cortar o tubo da rino para ficar do comprimeno da de origem. axo k e isso k me falta para ter mais força na mota. de+pois digo como ficou pa veres se vale a pena fazeres isso. qto a abrrir o escape fazes bem prk isso sim da mais força a mota. qdo a borracha do filtro k tiraste a minha experiencia diz k so faz perder força andares sem ela. talvez possas ganhas mais altas rotaçoes mas so se subires o tamanho do gicleur. a dtr de origem tem um #240 mas para andares sem a borracha deves por a volta dum #270 #275.

Voltar para topo
pedro_dtr Drop-Down Menu
Maçarro
Maçarro

Citação de  pedro_dtr Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 07/Outubro/2003 às 00:29

ola

ja cortei o tubo da ponteira!!! ficou mto mais poderosa a DTR :D akela ponteira como e desenhada po escape da RINO nao combina bem com outros escapes e pode ate danificar o motor segundo li num livo. cortei o tubo (stinguer) para k fike com o tamanho da DEP, ou seja reduzi.o em cerca de 15 cm. mas n mexi no corpo do silenciador. apenas cortei e soldei-a mais dentro. agora a ponteira kuase nao se ve e a mota reponde com mto mais convicçao e parece-me k nao aquece tanto. ate levanta a roda da frente em 2ª so de acelerador sem ter k me sentar na parte d tras do banco.

Voltar para topo
Maçarro
Maçarro

Citação de  Bertolazzi Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 08/Outubro/2003 às 02:00
Hum isso parece-me bastante positivo... cortas-te 15 cm? e soldas-te novamente certo? eu vou ver o k faço... mas o que notas mais na mota? No seu comportamento?
Voltar para topo
BroLy Drop-Down Menu
Piloto Oficial Motonline
Piloto Oficial Motonline

Data de adesão: 10/Outubro/2003
  Citação de  BroLy Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 10/Outubro/2003 às 18:07

O funcionamento da válvula de escape é bastante interessante e teve como propósito tornar os motores 2-Tempos que sempre foram caracterizados por apenas andarem em alta rotação, num motor mais *linear*.

E como se consegue isto?

Bem, a válvula de escape desde rotações muito baixas que *tapa* um bom bocado da janela de escape, ou seja, está a diminuir drásticamente o ângulo da mesma e como se sabe num motor a 2-Tempos, quando se tem um ângulo da janela de escape pequeno = binário e entrega.

Á medida que a rotação aumenta a válvula acompanha, abrindo também ao mesmo tempo até chegar a uma determinada rotação (programada electrónicamente ou centrífugamente dependendo do tipo de válvula YPVS, RC, KIPS) e abre completamente, permitindo o máximo de ângulo desenhado originalmente (ou não ;) ).

No caso da DTR 125, imaginemos que desde as 3 000 rpm que a válvula fecha a janela de escape para uns 170º á medida que a rotação aumenta até por exemplo as 7 500 - 8 000 rpm ela vai abrindo e passando de 170º para 175º... 180º.. 185º... 190º.. até que chega ás 7 500 - 8 000 rpm e abre completamente nos 198º e se sente aquela "alta".

Existe a opção de ter a válvula desligada (mas totalmente aberta! = 198º) e o que a pessoa vai notar é que, não tem a mesma entrega/saída/binário que uma DTR de origem com a válvula a funcionar normalmente e que depois em alta a história é a mesma que uma de origem.

Existem casos em que a válvula fica fechada (ângulo muy pequeno ~170 e muitosº) e a mota literalmente não entra em alta..

O truque é, colocar a válvula de escape a abrir apenas na rotação em que existe o pico de potência ou quando a curva do binário cruza a da potência, visto que antes disso a mota não debita muita potência, convém diminuir o ângulo da janela de escape por forma a possuir algum binário/saída/entrega, e depois quando a válvula abre toda, já temos aquela potência toda disponível em alta rotação.

Os motores 2-Tempos são muito engraçados, são relativamente "simples" e com coisas "simples" se consegue retirar alguns cavalos extra sem comprometer a fiabilidade.

Fiquem bem.

Voltar para topo
Maçarro
Maçarro

Citação de  Bertolazzi Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 10/Outubro/2003 às 22:22

Pois... Muito teórico... e bem explicado! =) Então segundo percebi o ideal seria conseguir aceder a parte electrónica que comando a válvula e altera-la para a respectiva válvula entrar em abertura "na rotação em que existe o pico de potência ou quando a curva do binário cruza a da potência" segundo as tuas palavras. Este circuito electrónico é controlado por uma corrente eléctrica maior ou menor, dependendo da rotação da mota, e assim entregar mais ou menos potencia na carga ( a válvula ), são denominados por circuitos amplificadores nada mais nada menos constituidos por transistores (um ou mais). Bom assim derrepente, para fazer com que o circuito amplifique um pouco mais cedo, teriamos de o redimensionar, alterando-o para que fica-se mais sensivel á corrente e assim entrega-se a tal potência mais cedo, ou seja, com menos corrente de Base ( corrente de controlo ) gerada por uma rotação um pouco mais baixa, o circuito actua-se logo sobre a válvula fazendo assim com que esta abri-se mais cedo... =) bom vou ver o que consigo fazer, depois digo alguma coisa...

Pedro, pá em relação á Ponteira ainda nao vou cortá-la... vou primeiro abrir o meu balão de origem e ver se consigo trocar as lamelas... depois de ter a mota afinada, vejo as prestações daquilo e consuante os resultados decido quanto a tirar 15 cm do tubo da ponteira... 

Então o maquinão esta a Bombar???? =) hhehhehehe Portem-se bem e bom fim de semana!! 

Voltar para topo
Maçarro
Maçarro

Citação de  Bertolazzi Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 10/Outubro/2003 às 22:59
Pois... só aquilo só se consegue alterar programando um novo circuito integrado que faz parte do circuito electronico que comanda a válvula... alguem sabe de alguem que arranje circuitos destes já alterados????
Voltar para topo
admin Drop-Down Menu
Administrador
Administrador

Data de adesão: 26/Janeiro/2003
  Citação de  admin Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 11/Outubro/2003 às 10:55

Podes afinar a abertura da válvula a partir dos 2 cabos que comandam a válvula, que já incluem afinadores para isso.

Bertolazzi, poderás (num mecânico experiente) mandar polir e melhorar as janelas e canais interiores do cilindro por forma a reduzir o atrito entre os gases e as paredes do cilindro.  A opção de retirar o miolo do escape também tem bons resultados, se aplicada uma ponteira especial (a melhor de todas é uma de YZ125 de origem).

O volante magnético desbastado também ajuda a reduzir a inércia do motor, melhorando a subida de rotação de sobremaneira.

Não fujam, não!!!

Voltar para topo
fabio campos Drop-Down Menu
Recém-Chegado
Recém-Chegado

Data de adesão: 03/Março/2004
  Citação de  fabio campos Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 03/Março/2004 às 16:36
 Ola ppl, eo tenho uma rateira mt esquesita é uma derbi de pista mas com o motor de Dtr e cm muitas outras modificaçoes, e gostava de saber afinar bem a vavula de escape para n perder a baixa e ganhar alta. Nao me queixo de falta de velocidade mas, a mota devia de gritar mais, esgotar mais de presa, eo tenho uma yz 125 e n tem nada a ver funciona muito melhor. Se alguem me poder ajudar agradesia xau fiquem bem
Voltar para topo
Aphelion Drop-Down Menu
Maçarro
Maçarro

Data de adesão: 27/Abril/2004
  Citação de  Aphelion Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 30/Abril/2004 às 08:15
admin e o k diz de uma ponteira FMF Power Core 2 aplicada na panela oca de origem da DTR? esta questão serve para todos os k souberem responder, obrigado
Voltar para topo
jag_dtr Drop-Down Menu
Recém-Chegado
Recém-Chegado

Data de adesão: 29/Março/2006
  Citação de  jag_dtr Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 30/Março/2006 às 21:05
Uma ponteira FMF Power Core 2 aplicada na panela oca de origem da dtr 125 e muito bom...assim comseguese ter mais algum pucho....eu tenho uma ponteira destas com o balao de origem aberto e estou satisfeito...
Voltar para topo
jeronimo97 Drop-Down Menu
Aspirante a Motard
Aspirante a Motard

Data de adesão: 03/Outubro/2005
  Citação de  jeronimo97 Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 04/Abril/2006 às 11:45
este tópico realmente é aquele que explica melhor o funcionamento da valvula de escape e fiquei esclarecido quanto ao assunto. agora ninguem sabe é ao certo o quanto é preciso rodar o parafuso 1 e o 2 para conseguir "colocar a válvula de escape a abrir apenas na rotação em que existe o pico de potência ou quando a curva do binário cruza a da potência". isto sim seria bom saber. eu tive a bocado a mexer naquilo, e como ficou foi o parafuso 1 tá com 1.25mm de altura e o 2 ficou com 1.35mm. medi o mais rigoroso possivel, com uma ferramente mesmo ideal pa estas coisas, é uma especie de craveira, ou entao é mesmo uma craveira
dtr é um mundo a parte
Voltar para topo
Laranja team Drop-Down Menu
Cinquenteiro
Cinquenteiro

Data de adesão: 18/Maio/2006
  Citação de  Laranja team Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 14/Junho/2006 às 23:23

ola.

em relação a valvula de escape: os cabos servem para a afinar correctamente e não para alterar o timing mais cedo ou mais tarde,para esse fim esta la a electronica que foi estudada comvenientemente para dar a mais ampla faicha de utilização.qualquer mexida so vai piorar a prestação e não o contrario.

para melhorar as prestações as mexidas são a outros niveis.

diagramas de janelas

avanço de ignição

escape

tacha de compressão

boas curvas de umas e de outras
http://www.bikepics.com/members/laranjateam/
Voltar para topo
Aspirante a Motard
Aspirante a Motard

Citação de  jeronimo97 Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 14/Junho/2006 às 23:45

falas relativamente à afinaçao que vem de origem certo? mas acho que mesmo assim a afinaçao de origem nao é a melhor, pois ja vi pessoal mandar afinar a valvula, quando aquilo nunca tinha sido mexido, e ficou melhor a mota, portanto depende muito de como ta a mota, isto é o que eu acho. se a mota tiver mexida, se calhar a afinaçao de origem nao vai ser a melhor, vai ter que abrir um pouco mais tarde, ou mais cedo, dependendo daquilo que o dono quiser.

dtr é um mundo a parte
Voltar para topo
Cinquenteiro
Cinquenteiro

Citação de  Laranja team Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 15/Junho/2006 às 00:56

A valvula quando vem de origem não vem a fazer o seu curso como deve ser,para proteger o motor quando esta em rodagem. Como na giria se diz o motor esta« cortado »,isto para não exceder a rotação o que em rodagem poderia danificar o motor.

Voltar para topo
Aspirante a Motard
Aspirante a Motard

Citação de  jeronimo97 Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 15/Junho/2006 às 11:35
logo queres com isso dizer que a afinaçao de origem nao é a que mais rendimento da nao é assim? entao foi o que eu disse
dtr é um mundo a parte
Voltar para topo
Cinquenteiro
Cinquenteiro

Citação de  Laranja team Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 16/Junho/2006 às 22:30

DTR  power

Voltar para topo
 Responder Responder Página  12>

Ir para Permissões do Fórum Drop-Down Menu

Página aberta em 0.297 segundos..