Motonline Homepage
Página Inicial do Fórum Página Inicial do Fórum > ESTILO > CLÁSSICAS > CASAL, SACHS, ZUNDAPP, FAMEL
  Tópicos Activos Tópicos Activos
  FAQ FAQ  Procurar o fórum   FAQ Chat (1)   Calendário   Registar Registar  Entrar Entrar

Fundador Casal k168 (1992)

Responder Responder Página  12>
Autor
Mensagem
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
CarlosSousa Drop-Down Menu
Maçarro
Maçarro

Data de adesão: 10/Setembro/2008
Estado: Offline
  Citação de  CarlosSousa Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Tópico: Fundador Casal k168 (1992)
    Enviado: 15/Setembro/2008 às 15:29
Estou a iniciar-me no restauro da minha casaleira de 2 velocidades. Ao contrário do que eu pensava, esta motorizada não está original. Por isso gostava que me ajudassem a identificar o que não é de origem e o que é, para que eu a recuperasse de forma mais fiel ao original possível.

Este carburador não é de origem pois não? (este é mikuni, e o de origem é o bing...?)

De momento não tenho mais fotos para mostrar como está o bicho actualmente  LOL

Painel de instrumentos da MIL, manetes da mil, punhos não tem marca nenhuma, pousa pés da frente CASAL e os outros sem marca, amortecedores TABOR (colocados por mim só para poder andar, mas penso que é os que deveriam estar(?))... e mais não sei porque não percebo nada disso... ainda mas vou desmantelar esta todinha (inclusivé o motor) e apesar de não ter conhecimentos espero que seja uma boa forma de aprender (ou vai ou racha Confused)

Comentários e sugestões são sempre benvindas Star
Voltar para topo
PJ-MOTO-RS Drop-Down Menu
Aspirante a Motard
Aspirante a Motard

Data de adesão: 16/Outubro/2007
País: Portugal
  Citação de  PJ-MOTO-RS Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 15/Setembro/2008 às 22:31
002%20wink  Força com isso 006%20LOL
  Posso ajudar com fotos 157%20photo

visitem a minha web com muitas fotos:
Sempre Atualizada
http://www.pj-moto-rs.speedlofts.com
Voltar para topo
Maçarro
Maçarro

Citação de  CarlosSousa Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 16/Setembro/2008 às 08:49
Obrigado PJ-MOTO-RS toda a ajuda é bem vinda para um "noobie" como eu Embarrassed

- o carburador original para esta moto não é o da imagem pois não?
- sabes se é difícil arranjar um painel de instrumentos da MIL (rectangular com 2 luzes vermelha e verde no lado esquerdo, conta quilómetros ao centro e ignição do lado direito)?
- e também precisarei dos faróis dianteiros e traseiro porque os que tenho estão raspados e/ou rachados...

Assim que possa colocarei fotos para que me ajudem a identificar se é de origem ou não e qual o preço se souberem (apenas para eu ter uma ideia assim que for à procura Wink )
Voltar para topo
bizarro Drop-Down Menu
Cinquenteiro
Cinquenteiro

Data de adesão: 11/Maio/2006
  Citação de  bizarro Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 16/Setembro/2008 às 20:57
Epah... igualizinha à minha e tambem de 92!

O farol traseiro ainda se faz (A.Maia) acho que custa uns 8-10€. a da frente foi postado aqui no forum alguém que comprou um novo (não da MIL) que tenho a ideia que custou perto de 20€... mas o teu é rectangular, não é?

Essa caixa do conta km acho que já não se faz, só mesmo encontrando restos, mas está partida? Precisa de ser substituida?

é que se não tiver não vale a pena mexeres, se quiseres acho que te consigo arranjar essas luzes novas...

Ignições em qq casa de motas deves encontrar isso, mas não sei a que preço.

O carburador pelo menos não é igual ao meu, o meu é um Bing, mas não sei que modelo.
Voltar para topo
Maçarro
Maçarro

Citação de  CarlosSousa Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 17/Setembro/2008 às 08:29
A farol da frente e de trás estão partidos e raspados, por isso se arranjar novo é melhor...  sim, o farol da frente é rectangular.

A caixa do conta quilómetros também queria arranjar uma nova porque está bastante raspada e não fecha correctamente em volta. O conta quilómetros acho que está bom, basta talvez dar-lhe uma limpeza, só que eu não sei nem queria abria aquilo Confused até porque nem sei se é possível  Question  . Por isso se arranjasse a caixa apenas já era bom e depois trocava o elementos lá dentro (luzes, ignição e conta quilómetros).

O carburador é que estou na dúvida, mas também acho que seria de origem um Bing 17, a julgar pelo que tenho lido por aí e na página da fundador-fdr, nas especificações da k168. Já agora o Bing 17 é muito caro e/ou difícil de arranjar?

Para já estou apenas a tentar juntar informações e depois vou percorrer todas as lojinhas de peças da zona. Mas se precisar, vou-te chatear bizarro LOL
Obrigado pelas informações e disponibilidade Thumbs%20Up
Voltar para topo
otom Drop-Down Menu
Aspirante a Motard
Aspirante a Motard

Data de adesão: 15/Fevereiro/2006
  Citação de  otom Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 17/Setembro/2008 às 13:15
os bings sao relativamente faceis de arranjar e nessa medida nao sao caros
tens é de ter atenção se sao novos e se forem usados qual o estado.

Cumps.
Voltar para topo
Maçarro
Maçarro

Citação de  CarlosSousa Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 17/Setembro/2008 às 14:10
Vou procurar então. Falei com um colega meu e ele disse-me que realmente o carburador é o Bing17 e que o filtro do ar também não deve ser o de origem (o meu é redondo com furos em toda a volta e no interior 3 ou 4 voltas de rede de arame)

Tenho mesmo de dar uma volta por aí em busca desses componentes que vou precisar para ver preços e se existem esses componentes de que preciso. Gostava mesmo de a por conforme o original, mas vamos ver. Vou tentar colocá-la o mais parecida possível com o original...

Obrigado pela tua participação otom  Thumbs%20Up  tudo ajuda, para quem percebe pouco ou nada disto LOL mas estamos sempre a aprender Smile

(em breve mais fotos da minha progressão)
Voltar para topo
oc_nightmare Drop-Down Menu
Cinquenteiro
Cinquenteiro

Data de adesão: 14/Novembro/2007
  Citação de  oc_nightmare Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 17/Setembro/2008 às 17:19
o bing 17 é bastante comum, ainda a pouco tempo vendi um por 15€ quase novo

as zundapp 4v de turbina traziam esse carburador de origem, por isso é facil obter Wink
Voltar para topo
Maçarro
Maçarro

Citação de  CarlosSousa Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 18/Setembro/2008 às 09:18
Obrigado pela info oc_nightmare Thumbs%20Up Vou ver se dou umas voltas pelas oficinas da zona a ver se encontro isso e os preços (ao menos já tenho uma ideia) Wink

Em termos de progresso, não tenho avançado muito porque procuro ter um pouco de cuidado em organizar-me para depois conseguir montar tudo outra vez Big%20smile além disso, agora estou de volta do esquema eléctrico e quero fazer um desenho no papel para depois me orientar. Quando o tiver feito posso partilhar com o pessoal (acho que está a funcionar, mas como percebo pouco de electricidade moto, não garanto nada Confused )

O "CAVALO DE PAU" COMO ESTÁ ACTUALMENTE

CONTROLO DAS LUZES (MIL) E O CLACSOM

PEÇA DE LIGAÇÃO AO CACHIMBO (NÃO SEI O NOME TÉCNICO DISTO)

E DESTA PEÇA TAMBÉM NÃO SEI O NOME TÉCNICO (eu chamo-lhe ducati energia LOL )

O PAINEL CONTA KM / LUZES DA (MIL) (está muito danificado e nem fecha correctamente)

O FAROL DA FRENTE DA MARCA (SIM) E CONTA KM

MANETES DA (MIL) E PUNHOS (SEM MARCA)

FAROL TRASEIRA DA (A.MAIA)

E A MINHA BANCA DE TRABALHO Big%20smile  LOL

precisava que vocês me dissessem:
- este material que tenho é original deste modelo?
- este modelo não tinha piscas pois não? (apesar de ter nos botões não tenho nenhum pisca montado...)
- o farol da frente da SIM é o correcto?
- e como é que se chamam aquelas 2 peças da "DUCATI ELECTRIC" (a do cachimbo e a outra)? Embarrassed

(se não conseguirem visualizar as imagens digam, porque algo se passa e eu não estou a perceber o quê Angry )
Voltar para topo
bizarro Drop-Down Menu
Cinquenteiro
Cinquenteiro

Citação de  bizarro Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 18/Setembro/2008 às 10:25

Boas,

As tuas manetes são iguais às minhas originais, porém como vinham um bocado ressequidas do sol e desconfiei da sua utilização (deu-me ideia que podiam partir, dobrar quando pressionadas a fundo..) substitui por umas Lusito clássicas, fiz o mesmo com o acelerador. Tinha preferido ter ficado com o original, mas nem tudo é possivel... mas a lusito ainda faz um acelerador igual (ou muito parecido) ao original, por isso dá para substituir..

O teu conta km é o correcto. A caixa desse modelo acho que já não se faz, mas se pesquisares na compra e venda por um tópico meu, há um membro do forum que tem um para venda que me pareceu em bom estado. Eu comprei a minha nova (ligeiramente diferente) por 6€ ou algo parecido..

Em relação aos piscas, eu tenho ideia que as Boss são feitas com as peças que haviam na época, portante se só havia botões com piscas, era botões com piscas que levavam! O meu interruptor é da MIL mas não tem piscas..

Em relação ao farol é que não sei... a minha de 92 é redondo, a do Rmace de 99 é redondo... mas tambem já as vi com farois quadrados...
Voltar para topo
Perfecta 50 Drop-Down Menu
Condutor de Fim-de-Semana

Data de adesão: 13/Junho/2007
  Citação de  Perfecta 50 Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 18/Setembro/2008 às 15:31
se kiseres tenho um bing 17 como novo, ate está polido ;) troco pelo mikuni.
Perfecta Super 1968 - Uma recordação.

Honda CR-M 50cc - Uma realidade.

Honda CBR Fireblade 1000RR - Um Sonho.

Casal BOSS 1986 - A minha professora ( finalmente em casa)

Voltar para topo
Maçarro
Maçarro

Citação de  CarlosSousa Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 19/Setembro/2008 às 08:39
bizarro obrigado pelas informações, são realmente valiosas para mim. Com o que me contas fiquei ainda mais mentalizado que os acessórios da marca MIL posso esquecer pois não serão fáceis de  encontrar Cry (senão mesmo impossíveis)

perfecta 50 em relação à tua oferta não poderei aceitar porque o carburador já está prometido a um amigo meu caso eu não o vá utilizar. Em todo o caso, se houver alguma alteração a esta situação eu entro em contacto contigo e mostras-me então como é que está o teu carburador para nós "negociarmos" Wink

e se alguém com conhecimentos de electricidade me souber dizer qual o nome técnico das peças que falo no post anterior (a de ligação ao cachimbo e a outra "ducati energia"), era uma grande ajuda para mim Big%20smile

Voltar para topo
Perfecta 50 Drop-Down Menu

Data de adesão: 13/Junho/2007
  Citação de  Perfecta 50 Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 19/Setembro/2008 às 19:48
okay :), a ligaçao á vela chama-se bobine :)
Perfecta Super 1968 - Uma recordação.

Honda CR-M 50cc - Uma realidade.

Honda CBR Fireblade 1000RR - Um Sonho.

Casal BOSS 1986 - A minha professora ( finalmente em casa)

Voltar para topo
Maçarro
Maçarro

Citação de  CarlosSousa Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 23/Setembro/2008 às 09:26
Ora bem, a dita cuja já está completamente desmantelada. Vou só dar-lhe uma limpeza para mandar pintar tudo o que tem de ser pintado (quadro, porta couves, depósito, guarda lamas, etc.)... Houve uma altura em que pensei comprar um compressor e pintar em casa, mas tenho receio de não conseguir bons resultados, por isso, acho que vou ver orçamentos para pintar (já me falaram que iria ficar entre 100 e 150 euros).

Já comprei algumas peças (poucas). O farol traseira da A.Maia custou-me 3€  Shocked (não pensei que fosse tão barato) e comprei também o comutador de luzes da MIL por 24€. Só que neste último tenho uma dúvida, o que eu eu tinha na casal está com uma ficha com 9 pinos e o clacsom ligado também nessa mesma ficha, enquanto que o comprei vem com 12 pinos. Isto faz diferença? Tenho de ir à loja trocar ou pode ser mesmo assim? É isto vai ligar ao conta km e como será novo também tenho de ver como é que será a ficha dele...

Qualquer dica será bem vinda...
Voltar para topo
Maçarro
Maçarro

Citação de  CarlosSousa Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 29/Setembro/2008 às 08:50
bom dia pessoal,

Já comprei mais material. Após muita procura em lojas de peças para motorizados lá consegui encontrar um painel de conta km da MIL Big%20smile é claro que tive de comprar a caixa e os dois plásticos das luzer (verde e vermelho) e noutra loja um conta km da MIL. Agora é só mesmo trocar a ignição e "voilá" Tongue
Outras peça que comprei foi o farol da frente e optei pelo redondo em chapa da SIM(toda a gente diz que tem esse e ouvi dizer que é esse o original). Além disso eu gosto mais deste em redondo, fica melhor na minha motorizada... Thumbs%20Up Em relação aos punho optei por comprar uns da Luzito completo (como quase toda a gente que fez o mesmo tipo restauro) porque é mesmo impossível encontrar dos outros Shocked Amanhã posto fotos do material que comprei!
Voltar para topo
Maçarro
Maçarro

Citação de  CarlosSousa Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 30/Setembro/2008 às 09:08
Eis aqui o material novo que consegui arranjar:

FAROL REDONDO (SIM) - 11€
FAROL TRASEIRA (A.MAIA) - 3€
COMUTADOR DE LUZES (MIL) - 24€
PUNHOS ACELERADOR MODERNO (LUSITO) - 7,60€
CAIXA DO CONTA KM - 14€
TAMPAS VERMELHA E VERDE LUZES - 1€/CADA
CONTA KM (MIL) - 24€

Em relação aos preços, não sei se fui roubado ou não, mas penso que foram dentro do normal Tongue ainda faltam mais algumas coisas, mas só quando houver mais €. Entretanto vou procurar um local para decapar e metalizar o quadro e afins...Ermm

E agora tenho uma dúvida em relação à suspensão dianteira Question

Acima está representado o "copo" (acho eu que é este o nome - refere-se à parte de baixo da suspensão que tem o óleo e que segura a roda). Os elementos 1 e 2 são 2 casquilhos de nylon que têm lá dentro. Num desses copos saiu o casquilho 1 à mão porque estava com ferrugem e ele desprendeu-se facilmente.  Devo tentar tirar os 2 casquilhos e substituir por outros indo a um torneiro? Que tipo de óleo devo usar e existe alguma ordem especial para a montagem (óleo primeiro ou algo do género)?

Outra questão tem a ver com a parte cromada que entra dentro deste (bainhas), onde o veio com a mola encaixa numa furo com uma quadra que tem no topo. O problema é que num deles essa quadra está danificada/amassada e não encaixa correctamente e gostava de saber se devo reparar ou substituir esse elemento e quais os riscos de o fazer(copo ou casquilhos de nylon também?)... é que nesse que tem a quadra empenada, tinha mais ferrugem por dentro, provavelmente por a vedação não ser a melhor...

Agradeço toda a ajuda que me possam dar sobre este tema Smile
Voltar para topo
bizarro Drop-Down Menu
Cinquenteiro
Cinquenteiro

Citação de  bizarro Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 30/Setembro/2008 às 17:35
Post criado por CarlosSousa

Eis aqui o material novo que consegui arranjar:

FAROL REDONDO (SIM) - 11€
FAROL TRASEIRA (A.MAIA) - 3€
COMUTADOR DE LUZES (MIL) - 24€
PUNHOS ACELERADOR MODERNO (LUSITO) - 7,60€
CAIXA DO CONTA KM - 14€
TAMPAS VERMELHA E VERDE LUZES - 1€/CADA
CONTA KM (MIL) - 24€

Em relação aos preços, não sei se fui roubado ou não, mas penso que foram dentro do normal Tongue ainda faltam mais algumas coisas, mas só quando houver mais €. Entretanto vou procurar um local para decapar e metalizar o quadro e afins...Ermm

E

Em relação à suspensão não te posso ajudar, mas parece-me que o material que compraste foi muito bem comprado.

O conta km parece-me o preço normal, a tua caixa foi bem mais cara que a minha, mas a minha foi estranhamente barata.

O comutador de luzes é o preço normal.

Agora o teu faroi para trás foi muito barato, o mesmo se passando com os punhos (os meus não são dos laranja como os teus, mas custaram 19€!!)

De onde é que és mesmo? Big%20smile
Voltar para topo
Maçarro
Maçarro

Citação de  CarlosSousa Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 30/Setembro/2008 às 18:33
não gosto muito deste punhos, acho os teus menos maus LOL  do que estes... (os teus são lusito também, mas mais antigos, não é?)

bizarro experimenta esvaziar a tua caixa de correio de PM's LOL

precisavas de algo? manda-me PM e se eu puder ajudo-te...

Voltar para topo
bizarro Drop-Down Menu
Cinquenteiro
Cinquenteiro

Citação de  bizarro Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 30/Setembro/2008 às 21:39
A única coisa que precisaa«va era um pedal para o travão de trrás (é igual ao teu) e de uma luz igual a estas - http://forum.motonline.pt/forum_posts.asp?TID=32204

Já agora, tens a chave da tranca de direcção?
Voltar para topo
Maçarro
Maçarro

Citação de  CarlosSousa Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 01/Outubro/2008 às 08:24
Atenção que apesar de o pedal aparecer no canto desta imagem, não é o novo, é o pedal que já tinha e que em princípio vou manter (só precisa de uma pintura a sério)... Provavelmente conheces (ou já ouviste falar) da ciclomotor Roma (http://www.ciclomotor-roma.pt)? É que eu vou precisar de pousa-pés 'Casal' para a frente (com descanso) e também para trás. Se não houver nas redondezas vou ver por lá...

A luz piloto que falas, posso tentar ver na loja onde comprei a minha caixa, não sei se tinha lá alguma coisa mas quando lá for pergunto.

E sim, eu tenho a chave da minha tranca da direcção. Por falar nisso, sabes se a tranca dá para sair do quadro para mandar à decapagem e não convém mexer e pode ir assim?

Voltar para topo
 Responder Responder Página  12>

Ir para Permissões do Fórum Drop-Down Menu

Página aberta em 0.406 segundos..