Motonline Homepage
Página Inicial do Fórum Página Inicial do Fórum > OFF TOPIC > EMPREGO
  Tópicos Activos Tópicos Activos
  FAQ FAQ  Procurar o fórum   FAQ Chat (0)   Calendário   Registar Registar  Entrar Entrar

Cálculo de indeminizações por despedimento

Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
XF&BOSS Drop-Down Menu
Maçarro
Maçarro

Data de adesão: 10/Dezembro/2009
Estado: Offline
  Citação de  XF&BOSS Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Tópico: Cálculo de indeminizações por despedimento
    Enviado: 20/Fevereiro/2010 às 12:16
Olá a todos!
Temo estar a ficar sem emprego. Provavelmente dentro de um mês irei ser chamado para acerto de contas (na melhor das hipoteses!) e gostaria de tirar algumas duvidas se for possivel. Essas duvidas prendem-se com o cálculo de indeminizações e outras regalias.

Caso seja despedido terei direito a mais alguma coisa para além das que passo a enunciar?

- Subsidio de férias ( 2 dias por cada mês trabalhado ?)
- Férias não gosadas ( como são valorizadas? a dobrar?)
- Folgas e feriados não gosados ( como se valorizam?)
- indeminização por despedimento ( como é valorizada?)

Obrigado!
Cumprimentos
Voltar para topo
diogo84 Drop-Down Menu
Condutor de Fim-de-Semana
Condutor de Fim-de-Semana

Data de adesão: 27/Agosto/2007
País: Portugal
  Citação de  diogo84 Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 20/Fevereiro/2010 às 13:54
o melhor e mais certo é ligares para a linha azul do ministerio do trabalho se nao estou em erro. aí tiram te todas as duvidas correctamente.
Voltar para topo
7pires Drop-Down Menu
Piloto Oficial Motonline
Piloto Oficial Motonline

Data de adesão: 27/Agosto/2004
  Citação de  7pires Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 20/Fevereiro/2010 às 15:23
Por cada ano de trabalho completo tem se direito de 1.5 a 2 anos, ou seja sopomos que trabalhaste 5 anos e vala 500ordenado, a receber 3750

depois se trabalhaste ano atras completo mais 1 mes de ordenado
indemenização por despedimento, poderá ser apoio psicologico, isso nem sei bem

contas deitas, acima dos 4250 se for pago 1,5anos que é o que as empresas pagam em media, se for 2anos por cada ano compleo, melhor! daria 5000+22dias=5500

mas informate melhor, isto é contas por alto, melhor ainda seria ficar no local onde se está, o mercado ta uma verdadeira m***a!
Voltar para topo
XF&BOSS Drop-Down Menu
Maçarro
Maçarro

Data de adesão: 10/Dezembro/2009
  Citação de  XF&BOSS Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 20/Fevereiro/2010 às 19:41
Desde já o meu obrigado!

Posso adiantar mais alguns dados para que alguém mais entendido possa dizer de sua justiça. Comecei no dia 13/Agosto de 2007 (2 anos e 6 meses) e estou efectivo há 6 meses.
O despedimento, a verificar-se será por dificuldades económicas e nesse caso, não serei apenas eu mas todos os empregados pois a função que desempenho é essencial para a operacionalidade da empresa. Não sei se se trata de despedimento colectivo, juridicamente falando.

Andei a pesquisar e encontrei isto:
http://www.deco.proteste.pt/trabalho-e-seguranca-social/despedimento-a-que-indemnizacoes-tenho-direito-s352231.htm

Mas, sim o melhor será informar-me junto talvez da ACT- Autoridade para as Condições no Trabalho.

Obrigado mais uma vez.

Voltar para topo
MuDDveiNN Drop-Down Menu
Verdadeiro Motard
Verdadeiro Motard

Data de adesão: 30/Janeiro/2009
  Citação de  MuDDveiNN Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 20/Fevereiro/2010 às 22:06
1 ordenado por cada ano de trabalho na empresa. Subsidio de ferias e subsidio de natal do ano corrente se nao tiveres recebido ainda, as ferias nao gozadas, sao gozadas logo que notificado do despedimento, ou seja nao ha subsidio de ferias nao gozadas, as folgas extra sao acopladas as ferias normais por gozar e quanto as horas nao faço a minima...
GSX-R 600 1999 (2008-2011)
KTM LC4 400 (2011-2011)
XT660X 2007/ cbf125 2011(actual) =)
Voltar para topo
Confucio Drop-Down Menu
Cinquenteiro
Cinquenteiro

Data de adesão: 22/Julho/2009
  Citação de  Confucio Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 21/Fevereiro/2010 às 00:56
Eu julgava que em relação aos subsídios do ano corrente havia umas contas do tipo: valor do ordenado a dividir pelo número de meses do ano... não será assim? Por exemplo, se eu ganhar 500€ por mês e saio em Fevereiro, deveria ter direito a 500€ / 12 meses * 2 meses, ou seja, 83,33€ de subs. de férias + 83,33€ de subs. de natal. Tenho impressão que as contas não são tão básicas, mas também nunca pensei que tivesse direito do subs. na totalidade se saísse em Fevereiro...

Se não for, então melhor ainda Thumbs%20Up  (claro que o melhor seria ter emprego, mas do mal o menos). Também não estou muito por dentro do assunto, mas é sempre bom estarmos informados.
Harley-Davidson XL 1200 Custom
Voltar para topo
MuDDveiNN Drop-Down Menu
Verdadeiro Motard
Verdadeiro Motard

Citação de  MuDDveiNN Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 21/Fevereiro/2010 às 09:58
Post criado por Confucio

Eu julgava que em relação aos subsídios do ano corrente havia umas contas do tipo: valor do ordenado a dividir pelo número de meses do ano... não será assim? Por exemplo, se eu ganhar 500€ por mês e saio em Fevereiro, deveria ter direito a 500€ / 12 meses * 2 meses, ou seja, 83,33€ de subs. de férias + 83,33€ de subs. de natal. Tenho impressão que as contas não são tão básicas, mas também nunca pensei que tivesse direito do subs. na totalidade se saísse em Fevereiro...

Se não for, então melhor ainda Thumbs%20Up  (claro que o melhor seria ter emprego, mas do mal o menos). Também não estou muito por dentro do assunto, mas é sempre bom estarmos informados.

Quando as pessoas rescindem contratos, custumam faze-lo em Janeiro/Fevereiro, mesmo por causa dessa razao, os subsidios. Quando efectivo, tens sempre direito aos subsidios por inteiro do ano corrente.

as contas que fizest confucio, foi para contratos a termo ou termo incerto.
KTM LC4 400 (2011-2011)
Voltar para topo
tovineiro Drop-Down Menu
Cinquenteiro
Cinquenteiro

Data de adesão: 23/Dezembro/2009
  Citação de  tovineiro Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 21/Fevereiro/2010 às 12:45
boas,eu há uns anos passei por isso e o calculo foi feito nesta base
1,5xsalário mensal por cada ano de trabalho (mas penso que a lei prevê no minimo 1 mês por cada ano)+subsidio de férias do corrente ano +o fraccionamento do subsidio de natal correspondente a 1/12 por cada mês do corrente ano
Voltar para topo
MuDDveiNN Drop-Down Menu
Verdadeiro Motard
Verdadeiro Motard

Citação de  MuDDveiNN Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 21/Fevereiro/2010 às 12:52
Post criado por tovineiro

boas,eu há uns anos passei por isso e o calculo foi feito nesta base
1,5xsalário mensal por cada ano de trabalho (mas penso que a lei prevê no minimo 1 mês por cada ano)+subsidio de férias do corrente ano +o fraccionamento do subsidio de natal correspondente a 1/12 por cada mês do corrente ano

Isso foi negociaçao ou foi feita segundo a Lei?

Parece-me que o fraccionamento do subsidio de natal foi compensado por 1,5 ordenados por cada ano de trabalho...

Eu tenho uma ideia muito consolidada neste assunto, mas posso eventualmente estar errado.
KTM LC4 400 (2011-2011)
Voltar para topo
tovineiro Drop-Down Menu
Cinquenteiro
Cinquenteiro

Data de adesão: 23/Dezembro/2009
  Citação de  tovineiro Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 21/Fevereiro/2010 às 13:00
o subsidio de natal é mesmo dividido por 12,se trabalhaste 2 meses deste ano só recebes 2/12.
depois a empresa ainda fez mais uns acertos.
foi negociação mas com base na lei
Voltar para topo
 Responder Responder

Ir para Permissões do Fórum Drop-Down Menu

Página aberta em 0.250 segundos..